top of page

Estratégias de Ensino de Inglês: Desenvolvendo Habilidades por Meio da Prática Ativa

Professores particulares de inglês como segunda língua precisam dominar diferentes tipos de técnicas de ensino para diferentes momentos do desenvolvimento do aluno e para desenvolver habilidades diferentes, além de deixarem com isso as aulas mais dinâmicas.


Apontamos aqui cinco técnicas utilizadas pelos professores do Lingualize.


Leitura de texto: Esta atividade tem como objetivo principal o desenvolvimento do vocabulário, aprimoramento da habilidade auditiva e aumento da fluência. Durante a aula, o aluno é incentivado a ouvir o texto, lê-lo em voz alta (especialmente se for um diálogo, podendo encenar com o professor ou outro aluno), ouvir novamente acompanhando o texto visualmente e, por fim, apenas ouvir o texto novamente para consolidar a compreensão.


Práticas gramaticais: Nesta etapa, utilizamos exercícios interativos ou textos para consolidar padrões gramaticais, como "there is/are" ou comparativos. O objetivo é que o aluno fixe esses padrões por meio de prática e exposição constante.


Dinâmicas de fala: Jogos como "Yes or No stories", "Guess who I am" e debates são excelentes ferramentas para desafiar os alunos a praticar a fala de forma descontraída e dinâmica. Essas atividades incentivam a participação ativa dos alunos e promovem a prática da linguagem de maneira divertida.


Conversação: Estimular o aluno a falar sobre sua vida cotidiana é uma estratégia eficaz para desenvolver o raciocínio em inglês e a fluência na língua. Durante essas conversas, o professor pode fazer anotações para posterior feedback, visando a melhoria da pronúncia, gramática e vocabulário dos alunos. Ao final da aula, é recomendado realizar um treinamento específico para reforçar os pontos abordados.


Repetição: Esta técnica consiste em pedir ao aluno que repita em inglês o que o professor fala em português, gradualmente construindo ideias mais complexas. É especialmente útil para alunos iniciantes ou com dificuldades de memorização. Quando o aluno não se lembrar de algo que foi ensinado, é importante que o professor prossiga como se estivesse ensinando pela primeira vez e reforce que "não tem problema", evitando fazer o aluno se sentir culpado por não ter memorizado. O foco deve ser na prática constante e na construção gradual do aprendizado.


vários alunos estudando línguas individualmente

コメント


bottom of page